O meu blog




domingo, 14 de novembro de 2010

Era para ser spinning



Este sábado dia 13 não tinha planos para ir pescar, mas acabei por ir após convite de um amigo.
O plano era fazer spinning num cais da zona leste da ilha.
As bicudas realmente andavam por la já que seguiam as amostras mas toques e ferragens nada. Até que apareceu umas lulas, eu por sorte tinha um palhaço comigo e foi o que me salvou.

Eu pessoalmente nunca me tinha dedicado a este tipo de pesca embora já tivesse planeado umas idas para fazer "eging"
Já li que e com toda a razão que é uma pesca sem peixe, não é uma modalidade muito "valorizada" em Portugal mas os resultados e simplicidade da sua pesca tornam numa das mais emotivas e gratificantes.
A lula comum é um cefalopode ( mesma família dos caracóis só para dar um exemplo), tem dez tentáculos munidos de ventosas (dois maiores que os outros), olhos bastante desenvolvidos e uma boca córnea, tipo bico de papagaio, utiliza propulsão "a jacto" como locomoção,expelindo a água através de um sifão. A cor varia, sendo mais frequente a cor rosada ou encarniçada. Tem um sistema nervoso muito desenvolvido, principalmente a visão. É uma espécie pelágica que pode ser encontrada até aos 500 metros, embora com maior frequência entre os 10 e os 200 metros. Alimenta-se de pequenos peixes e de crustáceos, praticando também o canibalismo. Reproduz-se entre Março e Agosto, sendo o seu tempo médio de vida os três anos. Podem atingir os 45 centímetros de comprimento e o tamanho mínimo para a pesca é 10 cm.
Os melhores locais para procurar esta espécie são zonas bem iluminadas e com mar calmo ( cais, pontões etc)


O material para esta pesca é simples; uma cana de 2,70 mt com acção baixa tipo 5-30, não é necessário comprar numa loja de pesca uma cana especifica para esta modalidade. no DE BORLA tem canas boas e a bons preços.
Um carreto pequeno é suficiente.
Refiro estes materiais, devido á leveza dos mesmos e quem passa muito tempo de cana na mão, sabe o que custa usar material pesado neste tipo de pesca.
A montagem é simples um clip de engate rápido e o palhaço mais nada.
MODO DE PESCAR:
Após o lançamento recolhe-se lentamente a linha puxando a ponteira e dando pequenos toques na mesma para animar o palhaço.
Recolhe-se depois a linha folgada com o carreto, voltando a puxar lentamente o palhaço com a ponteira, repetindo até chegar a terra.

Quando se sente a lula presa deve recolher-se a linha sem parar, mas sem violência, para que esta não se solte, pois fica presa pelos tentáculos e estes são relativamente frágeis.
Nesta pesca muitas vezes aparecem também os chocos e claro são bem vindos.
Para a pesca ao choco é tudo igual a lula.
Um pormenor curioso é quando perdemos um choco devemos lançar para o mesmo local onde caiu e esperar que quase de certeza ele vai voltar a atacar. Ja agora choco fêmea distingue-se do macho pela ausência de riscas no corpo.
Deixo um video asiatico (claro, devido a popularidade desta pesca nestes lados) retirado do YOU-TUBE.

O material usado foi o de spinning e o palhaço yamashita.

Sem comentários:

Enviar um comentário