O meu blog




terça-feira, 12 de junho de 2012

Bucktail vs charuteiro



Com a chegada do tempo quente, chegam tambem as especies de peixes " veraneantes" por assim dizer. Uma das especies que me da mais gozo pescar é o charuteiro, peixe que oferece uma luta incrivel.



A melhor forma de enganar esta especie é com os bucktails, artificial quase infalivel. Deste modo vou escrever um pouco sobre esta arma eficaz e que tem como atrativo poder ser feito por cada um, ao seu gosto e á sua medida. Este jig é basicamente um cabeçote que pode ter varias formas como minnow, banana head, arrow head etc, que depois é adornado com penas ou pelo de veado( existem a venda em varias cores e em outros materiais especificamente concebidos para o efeito) e também um par de olhos. Este jig é muito polivalente podendo ser usado em toda a camada de agua, eficaz igualmente com outras especies como as bicudas, anchovas e pargos.



Quanto a cores podemos usar cores naturais ou alguma combinaçao de cores mais vistosas, sendo que para os charuteiros cores como branco, rosa, amarelo, laranja têm dado bons resultados. Outro especto importante é o peso do cabeçote. Tenho notado que jigs pesados ( superior aos 40 gr) não resultam tanto como os mais leves, perdendo na capacidade de lançamente mas ganhando na vida que ganha dentro de agua.


 

O segredo para a efectividade destes jigs é a maneira como o animamos, aqui quase não à limites apenas a imaginação. dentes de serra, walking the dog, etc. Para os charuteiros o que tem resultado mais vezes é: lançar, deixar afundar e depois recolher super rapido dando toques de pulso. Para terminar, os locais mais produtivos em capturas sao onde existem cardumes de roama pois ai é certo que os lirios andam por perto.

2 comentários:

  1. Olá Rui, quero dar os parabéns pelo excelente blog, e a partilha de informação e experiências importantes para quem está a aprender (que é o meu caso).
    Vou continuar a seguir com entusiasmo... e tentar por em prática as tuas dicas.
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Antonio
      Ainda bem que é assim, da minha parte vou tentar fazer mais e melhor.
      Abraço

      Eliminar