O meu blog




segunda-feira, 19 de julho de 2010

bodiao com jaca



Hoje vou escrever um pouco sobre a pesca do bodião (sparisima cretense).
Espécie sedentária, muito territorial e solitária; São hermafroditas quando nascem e numa fase posterior algumas fêmeas mudam para macho, as fêmeas apresentam manchas avermelhadas enquanto os machos são normalmente castanhos. comum nas aguas portuguesas; Habita zonas resguardadas de rocha até uma profundidade de 40 mt mas aqui habita normalmente no limite da maré baixa.
O período de maior actividade é durante o dia altura em que procura alimento.
Em algumas zonas de Portugal continental tem outros nomes como: maragota, peixe-cão, trombetão etc.
Existe varias formas de pescar o bodião sendo a pesca submarina a que dá melhores resultados (caça ao buraco) já que é um peixe que passa muito tempo estocado.
Quanto a pesca de costa é também produtiva se for feita correctamente.
O melhor isco para o bodião é sem duvida a "jaca". A jaca é caranguejo pequeno apanhado de noite no calhau com uma lanterna e aguenta vivo cerca de 3 dias.
A minha técnica não é nenhuma descoberta até porque não me dedico muito a esta pesca.
Monto uma cana de fundo com linha 0.35 + destrocedor + empate com 20cm e um anzol nº2 + destrocedor + linha fina (0.20)já usada com uma pedra a servir de chumbo, isto porque? não preciso de fazer lançamentos longos e pesco em zonas rochosas onde por um chumbo é um desperdício. As vezes dependendo do pesqueiro pesco directo isto é com linha na mão.
Para iscar normalmente arranco as pinças depois meto o anzol por um olho a sair por baixo depois passo um pouco de fio de silicone e é só.
Outras formas de pescar é a bóia usando novamente a jaca mas o camarão e lula são também eficazes.

Abraço
Rui Nunes



2 comentários:

  1. algum sugestão de onde conseguir jacas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No calhau costa norte, de noite é melhor pois estao em cima das pedras.De dia ja tens de virar pedras para encontralos.

      Eliminar