O meu blog




quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Esta foi á noite


Esta pescaria foi um recordar dos tempos em que comecei a pescar de fundo na Pontinha. Aprendi a pescar desta maneira com o Sr Baptista e todos sábados íamos pescar de fundo, as montagens e os materiais são bastante diferentes agora mas os peixes que íamos a procura são os mesmos , bicas e besugos.
Esta pescaria foi feita com 2 amigos durante umas 4 horas de tempo.
O local escolhido foi Santa Cruz, o vento era quase nenhum o que foi uma mais valia. A maré estava a descer o que não era o melhor ainda assim...
O isco foi casulo e filete de cavala. A cavala rendeu os 2 polvo enquanto o restante peixe foi tirado com o casulo. O fundo desta zona apesar de rochoso não costuma prender e assim salva se o material e possibilita o uso de linhas finas no carreto, para lancar mais longe, no meu caso 0.26 com SHOCK LEADER 0.40.

A montagem que usei foi inspirada na "rabeira Algarvia". Eu uso uma versão curta desta só com 2 anzóis. Esta montagens só funciona bem se o fundo do mar estiver "calmo" ( ideal é quanto a maré esta a "vazar") senão em vês de estar a pescar vamos passar a noite a fazer croché.
A foto de baixo mostra a montagens idêntica a que foi usada.

A meio da pescaria saiu este bicharoco para a foto. A Madeira possui cerca de 55 espécies de tubarões. Algumas são capturadas na pesca do peixe espada-preto, como a xara branca, a sapata e vendidas como "gata", o conhecido "bacalhau" de Câmara de Lobos. Entre os que se aproximam mais da costa esta o Pata Roxa mais conhecido por caneja, o tubarão mais comum na ilha.
Este exemplar depois da foto foi devolvido a água praticamente sem danos.

2 comentários:

  1. em santa cruz, estive lá uma noite nesse preciso lugar (reconheci pelo tom de azul dos ferros) e estavamos com engodo de cavala para apanhar sargos, e sargos foram poucos, apanhamos varios tubarões com esse tamanho. o mês deve ter sido abril ou maio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Paulo, exacto é St Cruz no Outono estes tubarões costumam aparecer.
      Abraço

      Eliminar