O meu blog




domingo, 17 de outubro de 2010

surfcasting na areia

Este relato foi de uma pescaria feita a meio da semana. O local escolhido foi uma das poucas praias de areia aqui na ilha da Madeira : Prainha no Caniçal.
O resultado final foi uma grade já que fui para casa de mãos a abanar.
Ainda assim apanhei cerca de 30 peixes, algum é capaz de ter sido pescado 2 vezes porque ia capturando e deitando a água.
Os peixes capturados foram Lagartos, peixe aranha e peixe papagaio.

Cuidado com o peixe-aranha:
Este peixe aparece em praias de areia, é um peixe solitário, permanece imóvel no fundo por isso ocasionalmente acaba por ser pisado por banhistas. Este peixe quando ameaçado ergue uma espinha dorsal onde tem 3 raios venenosos. Estes raios cravam se na pele injectando veneno, estas picadas provocam dores e podem levar nos casos mais graves a: lipotímia, vertigens, náuseas, hipertermia, vómitos, cefaleias, ansiedade, diarreia, sudação, fasciculação dos músculos da extremidade do membro afectado, cãibras generalizadas, dor inguinal ou axial, convulsões e dificuldade respiratória; ocasionalmente pode haver morte.

O tratamento imediato consiste no aumento da temperatura no local da picada, quer por imersão do membro afectado em água à temperatura máxima suportável, durante 30 a 90 minutos, quer recorrendo a meios de improviso, como a aproximação de um cigarro aceso, à menor distância que se puder suportar; este tratamento baseia-se na termolabilidade (decomposição por acção do calor) do veneno e só tem interesse se aplicado na meia hora seguinte à picada. Deve ter-se em atenção que também existe um espinho venenoso em cada opérculo branquial, o que pode provocar picadas nos pescadores mais descuidados, sempre que procuram desferrar o peixe. O peixe aranha permanece vivo várias horas depois de retirado da água e a sua picada permanece venenosa mesmo depois de morto.

É frequente a sua captura com qualquer isco, sempre que se pesca em fundos de areia.
É utilizado na culinária, nomeadamente nas caldeiradas e fritadas.
Usei uma montagem de linhas finas (0.12)com 3 anzóis, o isco foi coreano e camarão, anzóis Nº10.

Sem comentários:

Enviar um comentário