O meu blog




terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Passadores low rider


No início da década de 1980, os passadores montados nas canas, eram feitos de arame. Após muito uso, testes e desenvolvimento de materiais,surgiu a evolução.
Hoje em dia são construídos em materiais de altíssima qualidade, oferecendo confiança no desempenho e, principalmente, na resistência.
A alguns anos atrás surgiu no mercado os passadores low rider.


Estes apresentam um conceito diferente do estabelecido há muitos anos no mercado: tem diâmetro menor que o dos passadores convencionais, tendo o primeiro passador apenas 20 milímetros de diâmetro externo e 13 mm de diâmetro interno.
O design arrojado não tem apenas motivações estéticas. O sistema diminui os espirais formados pela linha quando saem do carreto em alta velocidade; consequentemente, o atrito da linha com o anel interno também é menor, conferindo ao chumbo maior velocidade e distância.

Outra vantagem incontestável do sistema é que ele praticamente acaba com as indesejáveis “laçadas” quando arremessamos. O design arredondado desse sistema não permite que a linha se prenda na base do passador.

A performance dos passadores low rider é otimizada com o uso de linhas finas, recomendando-se o uso de linhas de monofilamento com até 0,25 mm, ou linhas de multifilamento também finas.



Actualmente no mercado existem alguns tipos de passadores, onde se destaca uma marca, FUJI.
Os passadores mais usuais são:
SIC (Silicon Carbide): uma das cerâmicas mais avançadas, desenvolvida para trabalhar em altíssimas temperaturas.
Alconite: tipo especial de cerâmica que oferece resistência, leveza e durabilidade.
Hardloy: anéis em óxido de alumínio polidos em diamantes, para evitar o desgaste da linha.
Titânio: extremamente leves e resistentes à corrosão, são os topos de gama.
Os passadores Low Rider normalmente são montados em canas de2 ou três partes,sejam canas de surf-casting ou spinning, normalmente com seis ou sete passadores mais a ponteira. O primeiro passador é invertido, o mesmo valendo às vezes para o segundo também, dependendo da montagem. A distância do reel seat para o primeiro passador é em media de 120 centímetros.

Como foi dito, o sistema low rider funciona bem para linhas com finas. Contudo em algumas regiões a pesca exige linhas mais grossas , quando por exemplo existe muito sargaço e sujidade que, durante o recolhimento da linha, entopem os primeiros passadores, inviabilizando o uso desse tipo de material. Para esses casos, os passadores low rider não são indicados.

2 comentários:

  1. Boa explicação destes excelentes passadores! Reparo canas e restauro canas e carretes mas nao imagina o quanto é dificil adquirir material, por acaso nao sabe onde o possa adquirir??

    Ivan Diogo

    ResponderEliminar
  2. Boas ivan
    Não sei de onde és, aqui um lojista vende esse material.
    Mas qualquer das formas hoje em dia podemos mandar vir de qualquer parte do mundo, é um questão de procurar e fazer contas.
    Abraço Rui

    ResponderEliminar